segunda-feira, 10 de março de 2008

Sobre o iPhone

Há alguns meses tive minha primeira experiência com o iPhone, novo brinquedinho da APPLE. O dispositivo "relativamente" compacto transmite áudio, vídeo, possui câmera digital imbutida, oferece acesso à internet, conexão wi-fi e, pra nossa surpresa, funciona também como um telefone móvel!!!! O teclado é sensível apenas ao calor do toque humano. Você nem vai ter que preocupar em travar o teclado! Aliás, que comentário retardatário!... O smartphone possui teclado virtual e apenas 3 botões físicos, se não me engano.... Um mero detalhe.

Não sei... Sempre fui severamente criticada, mas não consigo assimilar inovações tecnológicas com desenvolvimento positivo, como a maioria o faz. Não tô aqui pra negar que conforto e qualidade de vida me agradam. Não mesmo!... Mas o que nunca consegui ignorar foi o questionamento à respeito das conseqüências à longo prazo.

Existem dados simplesmente incontestáveis. Hoje, crescimentos alarmantes no número de mortes por causas não-acidentais estão diretamente associados à insuficiência alimentar (o que NÃO diz respeito à insuficiência quantitativa), sedentarismo, estresse e depressão - abuso de álcool incorpora-se nestes últimos.

Índices de suicídios em países industrializados e desenvolvidos como Japão, Austrália(pasmem), Dinamarca e França só aumentaram, a partir da segunda metade do século XX.

Não dá pra discordar que desenvolvimento de mecanismos de saneamento básico, investimentos no setor farmacêutico e inovações na área médica ajudam gradualmente a elevar dados relacionados à expectativa de vida, mas, o que me preocupa é a Criação de necessidades que o desenvolver tecnológico revela dia após dia.

O ser humano sobreviveu milênios sem depender intrinsecamente de celulares, de automóveis, lavadoras de roupas, de armas químicas, porta-aviões e de arranha-céus; agora, eu tristemente admito que, levando o ritmo de vida padrão norte-americano que levo, não saberia O QUE FAZER sem uma lavadora de roupas! Adicione aí também uma secadora, porque o quarto que alugo num apartamento de 50 metros quadrados mal suporta minhas parafernálias, quem dirá um varal pra estender roupa molhada.Agora, só restam controvérsias. Ao passo em que nos tornamos dinâmicos e sofisticados, conquistamos vulnerabilidades cada vez mais expressivas. A natureza sempre reclamou, mas nunca fez tanto escândalo como agora, literalmente! California e Louisiana que o digam!

Desde que me mudei pra cá, idas ao supermercados sempre me trouxeram incômodos.

Primeiro pela elevação de preços de produtos ORGÂNICOS, que pra mim, só delineia a proximidade do apocalipse! NÃO tô exagerando, é sério e não ria.

Segundo, as uvas e as melancias. Desde que me entendo por gente tanto uva quanto melancia têm semente. E na real? .. faça-me o bendito favor! Praticamente todo ser humano é capaz de separar a semente da fruta. Convenhamos, não é um esforço tão desumano assim!

Terceiro, idas solitárias ao supermercado me deprimem! ... E nem se você me der um iPhone isso vai mudar!

MT

Texto escrito por MTMS, estudante, já viveu nos EUA, atualmente vive no interiorrrrrr de SP. Tem muita dificuldade para ligar a televisão, colocar o ferro de passar roupa para funcionar ou estourar uma pipoca no microondas. Não tem celular.

Nenhum comentário: